Inscrições abertas para solicitação dos auxílios de permanência, moradia, alimentação e creche

Postado por: Sávio Sayanne Andrade Silva

Estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação na Universidade, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, podem participar do processo de seleção para receber auxílios de assistência estudantil para o primeiro semestre de 2024. O edital divulgado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) estabelece critérios e prazos para a concessão de auxílios nas áreas de permanência, moradia, alimentação e creche. As inscrições vão até 31 de março.

Os candidatos não podem ter concluído qualquer curso de graduação em instituição de ensino superior, não possuir penalidades administrativas nos últimos seis meses e não ter ultrapassado dois semestres do tempo regular do curso.

O cronograma do processo seletivo prevê etapas como inscrição, pré-classificação, conferência documental, resultado preliminar, solicitação de recursos administrativos e divulgação do resultado final. O início do pagamento está previsto para o mês de junho de 2024.

O  pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza faz um convite e reforça a importância desta ação afirmativa. “Eu faço um convite a todos os nossos estudantes que têm renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos, que participem deste importante edital de ação afirmativa. Para que a gente possa ajudar os nossos estudantes a permanecerem ou criarem as melhores condições para que nossos estudantes possam estar conosco na UFMS. Lembrando que este edital é tanto para os nossos ingressantes quanto para os nossos veteranos”.

Os interessados devem realizar a inscrição através do Sistema de Seleção da UFMS, inserindo a documentação necessária de acordo com o tipo de auxílio desejado. Os documentos obrigatórios incluem a Folha Resumo do Cadastro Único, comprovante de renda familiar, comprovante de matrícula e outros documentos específicos para cada modalidade de auxílio.

As vagas ofertadas serão distribuídas de forma proporcional entre os Câmpus da instituição, de acordo com o número de estudantes matriculados e a renda familiar. Em caso de novas vagas, a Proaes poderá convocar os próximos classificados, até o dobro do número de vagas do resultado final.

A pontuação dos candidatos será baseada em critérios como renda per capita, origem escolar e histórico de participação em auxílios de assistência estudantil. Em caso de empate na pontuação, serão considerados critérios como menor renda per capita, registro acadêmico mais antigo e maior idade.

Para mais informações sobre o processo de seleção e os requisitos para inscrição, os interessados podem acessar o edital completo abaixo:

EDITAL (PROAES_RTR) n 7, de 01-03-2024

Download

Texto: Elton Ricci