Estudantes de Sistemas de Informação participam de Workshop de Ideação

Postado por: Gedson Faria

No último dia 19 de agosto, os estudantes do curso de Sistemas de Informação do Câmpus de Coxim da UFMS participaram de um workshop voltado para os editais de inovação Inova Cerrado e Inova Pantanal. Realizado no SEBRAE – Regional de Coxim, o evento foi conduzido por Érika Jacob e Eduardo Feitosa como mentores/facilitadores, utilizando a metodologia LabXP do LivingLab/MS, conhecida por promover uma abordagem prática e inovadora para resolução de desafios. O evento foi idealizado pelo Grupo de Trabalho de Inovação (GT de Inovação) de Coxim, que é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora pactuado pela Prefeitura Municipal de Coxim e tem representantes de várias instituições de ensino e também da administração pública.

O workshop LabXP foi organizado e realizado pelo GT de Inovação com apoio do Sebrae, da PIME Coxim e do LivingLab/MS. Durante as atividades, os participantes foram desafiados a aplicar conceitos de inovação, empreendedorismo e tecnologia para propor soluções voltadas aos editais “Inova Cerrado” e “Inova Pantanal”, que visam fomentar iniciativas ligadas à bioeconomia e à preservação dos biomas do Cerrado e do Pantanal.

O evento teve como objetivo não apenas incentivar a participação dos estudantes nesses editais, mas também fortalecer o ecossistema de inovação local, conectando os jovens talentos às oportunidades de desenvolvimento de novos negócios sustentáveis. A metodologia LabXP permitiu que os estudantes experimentassem de forma prática o processo de inovação, desde a ideação até a prototipagem de soluções, com um forte enfoque no impacto ambiental e econômico da região.

A PIME Coxim e o Sebrae, parceiros essenciais para a realização desse evento, reforçaram a importância da inovação voltada para a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, temas centrais dos editais. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras, essenciais para sua atuação no mercado de trabalho.

Com a realização de eventos como esse, o Câmpus de Coxim da UFMS consolida sua posição como um importante polo de inovação no Estado, promovendo a integração entre academia, setor produtivo e iniciativas sustentáveis. Prof. Gedson Faria, gestor da PIME Coxim, ressalta que o engajamento dos estudantes nos eventos de inovação e nos editais é um reflexo do compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e a formação de futuros líderes em inovação e tecnologia.

Fotos: Cizenando G. Lima Junior