Coxim

Mato Grosso do Sul

Coxim é um município brasileiro com pouco mais de 33 mil habitantes distribuídos em pouco mais de 6,4 mil quilômetros quadrados situado ao norte do estado de Mato Grosso do Sul, na microrregião do Alto Taquari, no final do corredor do vale do rio Taquari, e tem na pecuária, no comércio, no funcionalismo público e no turismo suas principais fontes de renda, caracterizando-se atualmente como um pólo universitário e de saúde regional.

Iniciou-se como um pequeno povoado, denominado de Arraial de Beliago, em 1729, para dar apoio às monções paulistas que por aqui passavam na desenfreada corrida rumo ao eldorado cuiabano, sendo elevada a categoria de núcleo populacional e freguesia até obter, décadas depois, sua emancipação político-administrativa, já em 1898.

Coxim dista à apenas cerca de 240 quilômetros da capital estadual, Campo Grande, e 980 da federal, Brasília, sendo possuidor da 229ª maior extensão territorial dentre os mais de 5.500 municípios brasileiros, possuindo também a 12ª maior área urbana dentre os 79 municípios de MS, bem como o 19º maior PIB do estado, e, segundo a ONU, um índice de desenvolvimento humano considerado “alto”.

Entrecortado por rios e serras, cerrado e pantanais, o município destaca-se naturalmente também por conta de seu clima tropical, com inverno seco, que faz com que a paisagem adquira nuances multicoloridas com a florada dos ipês, a revoada dos pássaros, o espetáculo da piracema, os dias mais que ensolarados e o céu inigualavelmente azul-claro durante mais de 300 dias por ano, fazendo com que o turismo, majoritariamente de pesca, porém com significativo crescimento do ecoturismo nas últimas duas décadas, seja uma realidade muito presente na vida dos coxinenses.

São dezenas de balneários, centenas de pesqueiros e áreas de camping, rios, córregos, cachoeiras, corredeiras, baías e dezenas de ilhas, entre outros fatores, que são a base de atratividade turística para passeios de barco e de chalana pantaneira, expedições temáticas como a Rota das Monções e a Vila dos Diamantes, os safáris terrestres pelo Pantanal de Paiaguás e as trilhas ecológicas, entre outros, que fazem a essência do turismo coxinense, pautada no descanso e no lazer em contato com a natureza e sua gente.

Coxim possui três principais denominações populares, a de Capital Nacional do Peixe, a de Terra do Pé de Cedro e, por fim,  a denominação de Portal Monçoeiro do Pantanal.

Atualmente cerca de 30 mil turistas vêm anualmente a Coxim, sendo 90% por conta das atividades ligadas aos empreendimentos pesqueiros e de camping, e o restante ligado às demandas de eventos, balneários e ecoturismo, cujas riquezas de seus biomas predominantes não deixam a desejar.

O Pantanal é o maior santuário ecológico do mundo em número de espécies de aves e peixes, e também é tido como a maior planície inundável de água doce do planeta. Em 2000 foi elevado à categoria de Patrimônio Natural da Humanidade como Reserva da Biosfera, e em 2015 considerado o 4º destino mais desejado do planeta por viajantes do mundo todo.

O Cerrado, por sua vez, também é possuidor de importância plena, de belezas raras e paisagens típicas, sendo considerado um dos biomas com maior quantidade de vida sobre a face da terra.

Enfim, Coxim, seja como a Capital Nacional do Peixe, a Terra do Pé de Cedro ou mesmo o Portal Monçoeiro do Pantanal, respira, ainda hoje, natureza, cultura e turismo!

Fonte: Centro de Atendimento ao Turista – Ariel Albrecht (turismólogo)

Mais Informações