Parcerias internacionais ampliam oportunidades acadêmicas e científicas na UFMS

Postado por: Maicon Cezar Azambuja da Cunha

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) formalizou, neste mês, dois novos acordos internacionais, ampliando suas ações de cooperação acadêmica e científica. As parcerias foram estabelecidas com a Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai, e com a Universidade Estadual da Península de Santa Elena, do Equador.

De acordo com o diretor da Agência de Internacionalização da UFMS (Aginter), Gustavo Cancio, a internacionalização fortalece a atuação da Universidade em diferentes dimensões. Segundo ele, “a inserção em redes globais de pesquisa favorece o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e boas práticas”, além de possibilitar o desenvolvimento de projetos conjuntos com maior impacto acadêmico e visibilidade internacional. O diretor também ressalta que a atuação em contextos internacionais contribui para a qualificação da formação acadêmica, amplia a produção científica em coautoria e fortalece o currículo dos pesquisadores.

O acordo firmado com a instituição paraguaia tem como foco o fortalecimento da cooperação científica internacional por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa na área de prospecção biológica. A iniciativa, coordenada pela professora Denise Brentan, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), busca identificar moléculas bioativas com potencial interesse científico e tecnológico.

Já a parceria com a universidade equatoriana está voltada ao intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, com vigência até 23 de janeiro de 2031. As informações sobre a oferta de vagas serão divulgadas posteriormente no Quadro de Oportunidades de Mobilidade Acadêmica Internacional 2026, disponível no site da Aginter.

As novas parcerias reforçam o compromisso da UFMS com a internacionalização do ensino, da pesquisa e da formação acadêmica, ampliando as possibilidades de cooperação e mobilidade para a comunidade universitária.

Texto adaptado de Thalia Zortéa.