Projeto Coxim Programa

Sistemas de Informação


logo.CoximPrograma-1024x192

O mercado de trabalho na área de tecnologia vem crescendo e exigindo profissionais cada vez mais preparados e capacitados para o desenvolvimento de atividades técnicas e científicas. Em regiões mais distantes das capitais e grandes centros, a formação sólida adequada e direcionada de profissionais esbarra na dificuldade de acesso às novas tecnologias e a todo o arcabouço de conhecimentos trazido por ela.

Com o intuito de despertar nos alunos o interesse pela informática e pela ciência da computação, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com o Instituto de Computação da UNICAMP realiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Informática. A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de Matemática e é voltada para alunos do ensino fundamental e médio. Trata-se de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. As provas da OBI são compostas por questões que envolvem o raciocínio lógico e matemático que é necessário para os profissionais destas áreas.

A OBI é organizada em duas modalidades: Modalidade Iniciação: Nível 1, para alunos até a sexta série do Ensino Fundamental (ou equivalente) e Nível 2, para alunos até a oitava série do Ensino Fundamental (ou equivalente). Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. E Modalidade Programação: Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental, Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio (ou que tenham cursado o ensino médio até dezembro do ano anterior). A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação.

Os melhores colocados das duas modalidades (Iniciação e Programação) são convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP. Os cursos são ministrados no Instituto, os custos são pagos pela SBC e os alunos ficam alojados dentro da UNICAMP em uma imersão nos estudos da lógica e da programação. Para os alunos da modalidade Programação Nível 2, é oferecido o Curso de Programação Avançada, em que são selecionados os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática (OII). A OII é um evento tradicional que conta com a participação de mais de 70 países.

Com o intuito de despertar este interesse nos alunos da cidade de Coxim, o curso de Sistemas de informação da UFMS de Coxim criou o Projeto Coxim Programa. Este projeto, tem por finalidade, disponibilizar, sem fins lucrativos, um curso de iniciação a Programação em Linguagem JAVA para os alunos de ensino médio, dando subsídios lógico-matemático para competirem na OBI.

O projeto Coxim programa visa ampliar o contato das escolas e da comunidade com as novas tecnologias, promovendo a inclusão digital, através do apoio e do suporte dos Cursos de Sistemas de Informação do CPCX/UFMS; despertar o interesse dos alunos do ensino médio da região pela área de computação e informática; proporcionar aos alunos do ensino médio dos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul uma convivência mais próxima com docentes e discentes da UFMS.

O projeto já teve parceria com o IFMS Campus Coxim e participou de duas edições da OBI (2013 e 2014). Durante estes dois anos o projeto preparou cerca de 25 alunos para a prova da OBI. Destes, 8 passaram para a segunda fase. Atualmente, o projeto conta com a participação dos alunos da Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura e da Escola Estadual Viriato Bandeira.

Os alunos selecionados para participarem do curso de programação serão orientados e acompanhados por uma equipe de docentes e discentes do curso de Sistemas de Informação da UFMS, fazendo com a que as informações sobre tecnologia sejam disponibilizadas também a esse público que às vezes ainda não possuem este tipo de informação. A idéia da seleção, apesar de reduzir a quantidade de alunos para os cursos a serem oferecidos, justifica-se da seguinte forma: 1) Ajustar a quantidade de alunos à infraestrutura disponível para a realização das aulas; 2) Garantir a qualidade do atendimento e da preparação dos alunos pré-selecionados na prova. Apesar da seleção, a proposta é que estes alunos sirvam como agentes multiplicadores do uso e aplicação das novas tecnologias em suas escolas e, futuramente, venham a integrar o corpo discente do Curso de Sistemas de Informação do Campus de Coxim da UFMS ou de qualquer outra IES no país.

Por fim, vale ressaltar que, a formação adequada de mão-de-obra qualificada na área de computação e informática para o domínio das novas tecnologias é, atualmente, fundamental e estratégica para o desenvolvimento de qualquer região do país. Dessa forma, uma forte motivação para a realização deste evento é o impacto sócio-econômico que pode ser proporcionado com o despertar do interesse da comunidade local pelas novas tecnologias e a consequente formação de profissionais capacitados e que possam contribuir com o desenvolvimento da tecnologia nesta região do estado.

Agradecimentos: PREAE – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis; IFMS – Campus Coxim; Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura; Escola Estadual Viriato Bandeira.

 CoximPrograma2015

Equipe Coxim Programa (2015): Brenda Minozzo, Cleiton Gonçalves, Tamires Costa, Ekler Mattos (coordenador), Suélly Oliveira e Ísis Doro.

 CoximPrograma-1024x618

Equipe Coxim Programa (2013 e 2014): Tamires da Costa, Daniele Brito, Leonardo Freitas, Daiane Brito, Érika Vaz, Noêmia Francisca, Jasane Schio, Ana Paula Araújo, Priscila Martins , Gilson Saturnino, Gedson Faria(coordenador), Ekler Mattos e Francisco Silva.