Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI)

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) é um Programa Institucional de Extensão Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que tem por objetivo organizar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade e a qualificação dos serviços e das políticas sociais públicas voltadas a este segmento populacional, articulando-as de modo a explorar a natureza multicampi da universidade, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade. Pauta-se nos princípios da extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que se articula ao Ensino e à Pesquisa.

A UnAPI visa promover o intercâmbio entre os saberes acadêmicos e outros saberes, construídos em outros espaços e instâncias sociais, ao mesmo tempo possibilitando a democratização do conhecimento produzido na universidade, além de abrir espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.

O Programa UnAPI/UFMS organiza suas ações em torno de quatro eixos estratégicos e interdependentes, de caráter multidisciplinar. São esses:

A UnAPI foi estruturada na busca de cumprir com o compromisso ético, científico e político que a UFMS assume com a sociedade e cuja realidade concreta e complexa constitui a sua verdadeira razão de existir.

O Polo Coxim da UnAPI reúne e desenvolve ações dos Projetos de Extensão vinculados ao Programa, sob coordenação do Prof. Dr. João Paulo Assunção Borges do Curso de Enfermagem do câmpus de Coxim (CPCX). As ações de extensão da UnAPI são realizadas por docentes, técnico-administrativos e acadêmicos dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Letras e Sistemas de Informação da UFMS do CPCX.

Público-Alvo:

As ações têm como público-alvo os idosos da comunidade coxinense e que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI Real Idade), ou nos demais espaços comunitários.  Entre as diversas ações e eventos promovidos pela UnAPI/ Polo Coxim, quatro Projetos de Extensão encontram-se em andamento e cadastrados no SIGProj:

Projeto 1: “Saúde em Dia para a Pessoa Idosa – UnAPI/UFMS Polo Coxim”, do Curso de Enfermagem. EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023. Coordenado pelo Prof. Dr. João Paulo Assunção Borges.

Ação do Projeto “Saúde em Dia” – Curso de Enfermagem.

Projeto 2: “Por dentro da lei: cidadania e justiça social da pessoa idosa”, do Curso de Direito.EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023. Coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Santiago Torrecilha Câncio.

Ação do Projeto “Por dentro da Lei” – Curso de Direito

Projeto 3: “Letramento digital na melhor idade”, do Curso de Sistemas de Informação. EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023. Coordenado pela Profª. Drª. Priscila Silva Martins.

Ação do Projeto “Letramento Digital” – Curso de Sistemas.

Projeto 4: “Melhor Idade em Cena: o teatro na promoção da saúde do idoso”, do Curso de Letras. EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023. Coordenado pelo Prof. Dr. Ivanildo Jose da Silva.

Ação do Projeto “Melhor Idade em Cena” – Curso de Letras.

AGENDA SEMANAL

A UnAPI pauta-se nos princípios da extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que se articula ao Ensino e à Pesquisa. São oferecidas atividades diversas, semestralmente, conforme a Agenda Semanal ao lado.

Reuniões de Planejamento

Visita dos idosos da UnAPI ao câmpus de Coxim, Laboratórios da Saúde.

Visita dos idosos da UnAPI ao câmpus de Coxim, Biblioteca.

Curso de Formação Extensionista

Festa Junina no Centro de Convivência dos Idosos, parceria da UnAPI/UFMS com a prefeitura de coxim.