Letras

Licenciatura

DURAÇÃO DO CURSO:
8 semestres

OBJETIVOS DO CURSO:
O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

PROFISSÃO:
Profissional de Letras/ Professor

ATIVIDADES INERENTES:
O licenciado de Letras atuará como professor podendo também trabalhar, nos casos especiais, em empresas de setor público ou privado, editoras, jornais, revistas e órgãos de difusão cultural, como revisor e editor de textos variados.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL:
O profissional de Letras estará habilitado a lecionar em escolas públicas e nas escolas particulares da Educação Básica; em cursos pré-vestibulares ou empresas e nos processos de letramento com os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Literatura, Gramática, Redação, Editoração e Revisão.

FORMAÇÃO:
Licenciado em Língua Portuguesa/Letras

MODALIDADE DE ENSINO:
Presencial

PERÍODO:
Noturno

DISCIPLINAS MINISTRADAS NO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS (0805) DO CPCX- 2019/1 : quadro DISCIPLINAS 2019 1

fonte: Catálogo de cursos 2011 – A UFMS E AS PROFISSÕES


Mais Informações: