Dicionário Crítico de Gênero

Postado por: Brenda Minozzo

As docentes do curso de História do CPCX, Eliene Dias, Silvana Zanchett e Dolores Puga, tem a satisfação de publicizar suas publicações no dicionário crítico de gênero, que se encontra para consulta e pesquisa na biblioteca da UFMS no Campus de Coxim.

O Dicionário Crítico de Gênero, reúne  verbetes de 137 autores de 10 países como Simone de Beauvoir, Poulain de la Barre, Pierre Bourdieu, Judith Butler, Michel Focault, Bertha Lutz, que versam sobre questões de gênero. Os verbetes das professoras tem os seguintes temas “Mulheres Migrantes”(Eliene); “Memória” (Silvana e Eliene) e Bruxas/feiticeiras (Dolores Puga), outras temáticas também compõe a obra como aborto, AIDS, homofobia, lesbianismo, pecado original, dentre outros. São conceituados, oferecendo para o leitor análises aprofundadas, com sugestões de bibliografias acerca do tópico.

O Dicionário organizado pelos professores doutores Losandro Tedeschi e Ana Maria Coling, apresenta-se como uma obra de referência para os interessados nos estudos de gênero. A obra possui categorias, que podem contribuir para questionamentos sobre a naturalização das formas de relações sociais que instituem o feminino e o masculino em uma escala de valores hierarquizada, tendo como objetivo, desnaturalizar no imaginário e nas representações sociais, as desigualdades existentes nas relações entre homens e mulheres. “Pois analisa importantes categorias e autoras que contribuem para estes estudos. Há muito tempo, a categoria de análise gênero tem apontado e visibilizado o silenciamento da história no que diz respeito às relações entre mulheres e homens”.