Já está disponível o novo número da Revista Fato e Versões (nº 15, V. 8)

Postado por: Brenda Minozzo

Esse número possui trabalhos de pesquisadores de várias universidades brasileiras (UFMS, UFGD, UFU, PUC-RS, UEG, UNIR, UFSC, UNESP), sendo que alguns desses pesquisadores estão vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia Brasileira (GEPHB), coordenado pelo professor Dr. Luiz Carlos Bento na UFMS/CPCX.

A concepção inicial do presente número surgiu a partir de uma das ações desenvolvidas pelo GEPHB que juntamente com o grupo de pesquisa História, Cultura e Sociedade tem contribuído para a consolidação e o fortalecimento da revista no cenário regional e nacional. Tal ação supracitada foi à proposição do simpósio temático: Historiografia e nação: os projetos de Brasil constituídos e constituidores de uma cultura histórica nacional no 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia que ocorreu entre 23 e 25 de maio em Vitoria-ES.

Dessa forma, o presente número comporta discussões que foram problematizadas nesse encontro, tais como: identidades nacionais, regionais, multiplicidades étnico-raciais, memória, limites e aproximações epistemológicas no processo de constituição das ciências humanas no Brasil, bem como, os múltiplos sentidos atribuídos à pesquisa e a escrita da história. Com a presente publicação, a Fato e Versões reforça os seus compromissos com o diálogo interinstitucional e com a pluralidade de perspectivas na produção do saber histórico, como sendo um caminho viável para a renovação e circulação do saber acadêmico produzido na área de história.

Link para a Revista Fato e Versões V. 8, N. 15 – Historiografia e Escrita da História.