Reitoria Itinerante visita campus de Coxim

Postado por: leonardo.oliveira

O campus da UFMS em Coxim (CPCX), foi segunda parada do Projeto Reitoria Itinerante A equipe de gestão da UFMS esteve na unidade e se reuniu com professores, técnicos, alunos e autoridades locais. O objetivo da iniciativa é realizar encontros periódicos nos câmpus a partir de um calendário de visitas para promoção de reuniões de trabalho. Em Coxim, a programação de atividades foi extensa e diversos assuntos foram tratados como: assistência estudantil, pesquisa, extensão, graduação, avaliação institucional, infraestrutura, entre outras.

Na parte da manhã, ocorreu uma solenidade de abertura, que não apenas marcou a recepção do projeto Reitoria Itinerante, mas também deu início ao evento Ciência e Cidadania: II Semana UFMS de Portas Abertas, em comemoração aos 16 anos do campus. Para Diretora do CPCX, professora Eliene Dias, a unidade escreveu mais uma página de sua história ao receber o projeto da Reitoria Itinerante no mesmo dia em que se comemora o aniversário de fundação da unidade.

“Com 16 anos, nosso campus é, bem sabemos, um adolescente se preparando para os desafios da vida adulta de forma responsável. Mas sem perder a ousadia necessária para os grandes sonhos. E sonhos que se fazem parcerias e com apoios, pois a UFMS não pretende crescer sozinha. Nesse sentido, retomamos o diálogo com a prefeitura municipal, câmara municipal, batalhão de infantaria de Coxim e demais entidades da região. Por isso receber o projeto Reitoria Itinerante neste dia de comemoração tem uma importância a mais porque a iniciativa é uma demonstração genuína da seriedade e compromisso da equipe de gestão da universidade, com a UFMS como um todo”, esclarece Eliene.

De acordo com a Vice-Reitora da UFMS, Camila Ítavo, o projeto Reitoria Itinerante só foi colocado em prática neste ano após um trabalho de reorganização institucional. “Foi necessário um tempo para que a gente entendesse os processos da universidade, para que fossem feitos ajustes necessários para que tivéssemos a longevidade da UFMS. E assim, pudéssemos discutir com todas as unidades as melhores estratégias para o crescimento de todos. A UFMS é uma grande construção coletiva, sem o engajamento de todos em prol de uma universidade melhor, não iremos ter sucesso”, defende a vice-reitora.

Em Coxim foram realizadas reuniões com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD),acompanhada das equipes da

Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) e da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR);  com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC/UFMS), Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA/UFMS), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), além da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) e Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES).

Na visão do Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, pontos como o orçamento da universidade e o desenho institucionais de áreas como ensino, pesquisa, e extensão precisam ser discutidos com a comunidade universitária. “Desmitificar o orçamento universitário e mostrar para comunidade como a universidade funciona é vital. Assim cada um poderá compreender como o nosso recurso é utilizado. Mas se por outro lado é importante debater o orçamento, por outro, é importante discutir as estratégias de ação para fortalecer o ensino, pesquisa e extensão em cada unidade, para que tenhamos uma melhora nos indicadores da UFMS. Assim, poderemos aumentar  nosso recurso”, explica

Depois de Coxim, a Reitoria Itinerante, ainda neste ano, atuará nos câmpus de Chapadão do Sul e Paranaíba.. Para 2018, o projeto estará com as ações em Ponta Porã, Três Lagoas, Naviraí, Corumbá e Nova Andradina.  A agenda de visitas será divulgada periodicamente para que a comunidade acadêmica acompanhe o projeto.