Acadêmicos de Sistemas de Informação apresentam artigo em Florianópolis/SC

Postado por: leonardo.oliveira

Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Coxim Emerson Ubinski de Souza e Leonardo Santos de Oliveira juntamente com sua orientadora professora Dra. PhD. Adriana Silveira Vieira estiveram em Florianópolis-SC entre os dias 25 de novembro a 1 de dezembro de 2017 para a apresentação do artigo cientifico Assoreamento do Rio Taquari – Causas e Conseqüências que foi aceito no XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento esse organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Neste ano o tema abordando foi: Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. O evento foi um sucesso, com mais de 1100(mil e cem) trabalhos enviados, e com uma grande variedade de minicursos o evento contou também com diversas pessoas do país e do exterior.

Além deste foram apresentados mais dois artigos pela professora Dra. PhD. Adriana Silveira Vieira, com os temas: Análise Numérica de Atenuação de Ondas pela Vegetação em Recintos Fechados e Modelagem Numérica da Atenuação de Ondas pela Vegetação, Dra. Adriana lecionou na UFMS/Cpcx e após o término de seu contrato prestava seus serviços voluntariamente, e foi neste período que deu inicio a preparação dos alunos na iniciação cientifica, atualmente é professora na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura.

O SBRH (Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos) é o maior evento nacional na área de recursos hídricos e reúne todos os envolvidos com o tema: autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão. O Simpósio tem como objetivo oportunizar o diálogo entre a ciência, a tecnologia, os setores produtivos e a comunidade.

Os simpósios da ABRH primam não só pelo excelente nível das contribuições técnicas e dos debates, como pela oportunidade única de troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor, do Brasil e do exterior, sendo considerada a principal referência no campo dos recursos hídricos para os tomadores de decisão.

A realização do XXII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS tem fundamental importância na continuidade das importantes reflexões sobre a gestão da água, deixando apontamentos para o futuro. Permitem o compartilhamento de informação e conhecimento em um processo contínuo de aprendizado. Bem representado pela renovação que sempre observamos tanto em temas quanto em pessoas, com marcante presença de jovens.

A edição de 2017 criou uma oportunidade global. Esse foi o último grande evento relacionado ao tema antes do 8º Fórum Mundial da Água. Portanto, foi neste ambiente onde os promotores fizeram seu último ensaio antes da realização do grande evento de 2018.

No contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o XXII SBRH trouxe para o debate a ciência e a tecnologia da água, vinculando inovação e oportunidades para alcançar sustentabilidade e segurança hídrica. Essa é a questão central que foi debatida no evento.

O evento foi patrocinado pela Agência nacional de Águas, Governo Federal, Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Sabesp, Governo do estado de São Paulo, Eletrobrás, Ministério de minas e energia, BNDS, Campbell Scientific entre outros.

O site do evento se encontra em: https://eventos.abrh.org.br/xxiisbrh/index.php.

Confira as fotos do evento: