No dia 23/04 a UFMS/CPCX receberá palestra do prestigiado Ph.D. ENRIGUE AMAYO ZEVALLOS

Postado por: leonardo.oliveira

No dia 23/04 (segunda-feira), as 19:00, no anfiteatro da UFMS/CPCX terá a honra de receber uma palestra do prestigiado Ph.D. (pela Universidade de Pittsburgh-EUA e docente pela UNESP) ENRIGUE AMAYO ZEVALLOS. O evento apresentará uma visão da importância da América Latina no decorrer histórico, juntamente com o olhar do escritor Euclides da Cunha.

Todos da UFMS/CPCX e a comunidade em geral estão convidados a participar desse enriquecedor evento na universidade dia 23/04.

 RESUMO DA PALESTRA

A América do Sul – AS e a América Latina – AL compartilham, desde a mais remota antiguidade, o mais importante espaço econômico e social da atualidade, ou seja, a chamada Economia do Pacifico – EP. E esse compartilhamento não tem sido passivo, senão muito ativo, tanto que esse espaço meramente geográfico foi, através de um longo processo histórico, transformado em espaço social, econômico e de relações. Nessa transformação as populações da região hoje chamada América Latina, tanto pré-colombiana como do período colonial, desempenharam um papel destacado. Tanto que é possível dizer que no Continente Americano, desde tempos muito antigos e até as primeiras décadas do século XIX, as populações da AL desenvolveram um papel de primeira ordem na construção da Bacia do Pacífico – BP como espaço histórico e social; somente depois dos anos 20 do século XIX esse papel foi dos Estados Unidos – EUA. Relativamente pouco conhecido e estudado pelas ciências sociais latino-americanas constituindo assim um campo rico para sua exploração. E parece claro que elas não podem ficar no passado. Tem que chegar na atualidade, já que a EP é de crescente importância para o mundo. 

Foto: Reprodução/Folder do Evento