PROJETO BRINQUEDOTECA DA UFMS/CPCX PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Postado por: leonardo.oliveira

Acadêmicos do projeto “Brinquedoteca” coordenados pela acadêmica Mackeizi Gonçalves, participaram ativamente do evento que aconteceu no dia 19 de maio, na Praça Poliesportiva, numa ação socioeducativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado no dia 18 de maio.
Os acadêmicos utilizaram a ludicidade tanto no teatro de fantoches, como também nas brincadeiras, para orientar as crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nesse ano de 2018 completou-se 18 anos da realização da campanha e essa data foi escolhida devido ao fato de, no ano de 1973, uma menina de 8 anos ter sido sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Prof. Me. Silvana Zanchett orientou a população que denuncie casos de abusos: “Caso saiba de algum caso de violência sexual infantil, denuncie através do telefone 100, o Conselho Tutelar (67) 99963 1056, delegacias especializadas 180, Polícias Militar 190, Federal ou Rodoviária. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual”.
Parabéns acadêmicos e acadêmicas de enfermagem que fizeram bonito a campanha do dia 18 de Maio!