Shantala

Descrição

 

A Shantala é uma técnica tradicional de massagem originária da Índia, amplamente utilizada para promover o bem-estar físico e emocional de bebês e crianças pequenas. No Brasil, a prática é cada vez mais integrada ao cuidado familiar e à saúde infantil, oferecendo benefícios comprovados para o desenvolvimento saudável e o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.

 

Objetivo

 

Este curso visa capacitar profissionais e famílias para a aplicação da Shantala no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), educação infantil e políticas públicas, abordando cuidados, práticas seguras e o impacto positivo no desenvolvimento infantil, social e familiar.

 

Detalhamento

 

Metodologia: Curso online, com videoaulas gravadas, disponibilizadas ao longo de três dias (21, 22 e 23 de novembro);

 
Conteúdo Programático:
Shantala no SUS e políticas públicas associadas;
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde;
Conceitos, elementos e cuidados básicos da prática de Shantala;
Cenários de oferta, materiais e atores envolvidos;
A prática segura, os óleos e cuidados com toque e massagem;
Formação de redes de apoio e a importância do cuidado familiar.
Carga Horária: 60 horas
 

Competências Desenvolvidas

 

  • Melhor compreensão sobre práticas de cuidado infantil.
  • Capacitação para atuar em diferentes contextos de saúde.
  • Aperfeiçoamento de habilidades no uso de técnicas de massagem e toque terapêutico.
  • Impacto positivo na saúde física, emocional e social das crianças e famílias atendidas.

 

Ministrante

   
  Prof. Dr. João Paulo Assunção Borges

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2010). Especialista em Saúde da Criança – Pediatria e Neonatologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED-UFU, 2011). Mestre em Ciências da Saúde pela FAMED-UFU (2013). Doutor em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM (2015-2019). Atualmente, atuo como docente do magistério superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (câmpus Coxim – CPCX), com destaque para a disciplina de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Processo de Enfermagem. Coordenador/Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa, Ensino e Extensão em Saúde da Criança (DGP/CNPq: GEPEESC – UFMS/CPCX). Membro do grupo de pesquisa (DGP/CNPq) Viver Adulto e Saúde (UFTM). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário IMEPAC – Araguari. Coordenador de polo do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI-CPCX). Experiência profissional: atuei como enfermeiro assistencial em Terapia Intensiva Neonatal (2012-2013); Unidade de Internação Cirúrgica (2014-2015); Terapia Intensiva e Unidade Coronariana (2015-2016); enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (2016-2022); docência no Ensino Superior de Enfermagem (desde 2014 até o momento)