Memorial

Henrique de Melo Spengler

O Memorial Henrique Spengler é um espaço de guarda e de conservação das obras e dos objetos pessoais do artista plástico Henrique de Melo Spengler, figura de expressiva atuação nas esferas política e cultural do estado, especialmente nas questões relacionadas à construção identitária sul-matogrossense, tema principal abordado em sua arte.

As gravuras e telas produzidas por Spengler inspiram-se na iconografia Kadiwéu, apresentando-se como uma releitura dos seus padrões geométricos e espirais, das cores recorrentes, além de outros elementos estéticos que fazem referência ao processo histórico desse grupo. Tais indígenas habitaram, e ainda habitam, a região de Porto Murtinho, à sudoeste do estado de mato Grosso do Sul, e os seus antepassados são chamados de Mbayá-Guaicuru.

Também faz parte do Memorial Henrique Spengler o Centro de Documentação Histórica, espaço constituído pelo acervo bibliográfico que pertencera a Henrique e pelos demais materiais impressos relacionados à sua vida pessoal e profissional. Além de artista plástico, era professor de História e foi diretor da Divisão Cultural de Coxim, ocasião em que organizou diversos eventos como a Folia da Bandeira, os tributos a Zacarias Mourão, os carnavais, as moagens, as versões do FORARTE (Fórum de Arte e de Cultura de Coxim), o Concurso Literário Otávio Gonçalves Gomes e a Rota das Monções, dentre outros.

Tais registros se tornaram fontes históricas, permitindo ao pesquisador vislumbrar um momento histórico e as relações sociais envolvidas, as parcerias, os interesses e os conflitos. Nessa perspectiva, o Memorial Henrique Spengler e o Centro de Documentação Histórica buscam um diálogo frequente com a história de Coxim, pensando os documentos que registram o passado a partir de questões presentes, portanto, com um sentido sempre renovado.

Texto: Fernanda Santos
Servidora técnica Memorial Henrique Spengler
Mestre em História/UFU


Horários destinados à visitação:
MANHÃ: 08:00 – 11:00 às segundas, quartas e sextas-feiras.
TARDE: 14:00 – 17:00 às terças e quintas-feiras.

Informações para contato:
Endereço: Rua Jandira Cardeal Figueiredo nº 80 – Centro, Coxim – MS.
Telefone: (67) 3291-4458
Email: memorialcoxim@gmail.com.


Mais informações: