Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU

Consciente dos desafios inerentes à gestão pública, a UFMS tem se empenhado em consolidar uma prática organizativa em que a modernização e a transparência dos processos sejam um imperativo para a tomada de decisão; nessa perspectiva, o esforço para operacionalizar as estratégias conduz necessariamente à implementação de procedimentos e sistemas que apoiem a gestão universitária em relação à qualidade, à eficácia e, sobretudo, à aprendizagem organizacional. Diante do seu quadro de realidade, a universidade se vê motivada a contextualizar o planejamento estratégico contido no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2015/2019 como uma prática organizativa comum a todas as Unidades; para tanto, faz-se necessário adequar todos os recursos e agentes inerentes à gestão universitária.

Com o objetivo de promover uma melhoria contínua nos processos de planejamento e idealizando uma gestão marcadamente voltada para o alcance da missão, visão e valores da organização estamos iniciados o processo de elaboração dos Planos de Desenvolvimento de cada Unidade – PDU 2018/2021, cujo principal objetivo consiste em oportunizar às Unidades de Administração e Setorial – UAS o alinhamento estratégico de seus planos de ações em nível tático-operacional com o PDI ora vigente. Por meio desta ferramenta, pretende-se constituir uma rede de Unidades com competência, arrojo e autonomia para planejar e operacionalizar o futuro; pois, somente por meio de uma coligação de forças e compromissos mútuos, a UFMS poderá assumir os papeis que lhe cabem como ente público indispensável ao desenvolvimento do homem e do seu meio.

Estruturado em cinco eixo estratégico:

1. Histórico da UAS;
  2. Gestão da UAS;
  3. Organização Acadêmica;
  4. Políticas de atendimento aos discentes; e
  5. Planejamento tático–operacional.

O PDU 2018/2021 foi concebido para viabilizar, no contexto de cada Unidade, uma consciência coletiva sobre a importância do planejamento para a gestão universitária.

Nesse sentido, o PDU é uma propositura estratégica dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional com mais dinamicidade pelo fato de conter metas e ações concebidos em um horizonte de tempo mais curto. Os benefícios que a proposta do PDU pretende entregar são muitos, contudo, são dignos de nota a melhoria na comunicação interna e externa, o processo de decisória torna-se mais assertivo, há uma maior delegação administrativa e uma relevante melhoria no desempenho organizacional da Unidade.

PORTARIA (CAS_CPCX) n 235, de 06-09-2021.