Startup incubada na PIME-CPCX da UFMS apresenta Inteligência Artificial própria à Central de Compras do Governo Federal
A Econect, startup sul-mato-grossense incubada na Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Coxim (CPCX-UFMS), está protagonizando uma revolução no setor de compras públicas no Brasil. No dia 20 de março de 2025, a GovTech apresentou sua inteligência artificial própria em uma reunião estratégica na Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.
A tecnologia desenvolvida pela Econect promete reduzir drasticamente o tempo necessário para a elaboração de documentos licitatórios, diminuindo a média atual de 150 dias para apenas alguns minutos. A inovação traz mais eficiência, transparência e acessibilidade, permitindo que órgãos públicos otimizem seus processos e que empresas de diferentes portes tenham mais facilidade para participar de licitações.
Segundo Eduardo Feitosa, fundador da Econect, a solução vem para resolver um dos principais desafios enfrentados pelos gestores públicos.
“Muitos órgãos acabam demorando a montar o processo licitatório por conta da burocracia e da necessidade de formatar documentos, o que pode levar dias, semanas ou até meses. Nossa inteligência artificial está ajudando a desburocratizar esse processo com eficiência, sempre em conformidade com a legislação, transformando esse tempo em apenas alguns minutos”, afirma Feitosa.
A Central de Compras do MGI desempenha um papel estratégico na administração pública federal, sendo responsável pela padronização, otimização e aprimoramento dos processos de aquisição de bens e serviços para diversos órgãos e entidades governamentais. Com a possível inclusão da inteligência artificial da Econect nesse cenário representa um avanço significativo para a modernização do setor.
A tecnologia desenvolvida pela empresa se alinha às iniciativas do Governo Federal para a digitalização da gestão pública, reduzindo custos operacionais e simplificando processos burocráticos. Com essa inovação, prefeituras, governos estaduais e órgãos federais poderão adotar um modelo mais ágil e eficiente de compras públicas, beneficiando tanto os gestores quanto as empresas que desejam fornecer para o setor público.
A apresentação da solução no MGI reforça o protagonismo da Econect no ecossistema de inovação governamental e comprova o potencial das startups incubadas em instituições acadêmicas como a UFMS. Com tecnologia e inteligência artificial, a empresa segue sua missão de transformar o setor público brasileiro, tornando-o mais moderno, acessível e eficiente.