O tema da Campanha “Eu Respeito” deste mês de maio é o trabalho, com o objetivo de enfatizar a importância da valorização e do respeito pelos trabalhadores.

Postado por: Sávio Sayanne Andrade Silva

Essencial para que a UFMS permaneça como uma Instituição de excelência, a dedicação dos estudantes e servidores é celebrada na Universidade. Por isso, o Trabalho é tema da campanha Eu Respeito de maio. Em alusão à campanha internacional de conscientização sobre os acidentes de trânsito, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor amarela.

O trabalho é tema de diversas atividades que serão desenvolvidas na Cidade Universitária e nos câmpus. O mês inicia com a Semana de Desenvolvimento Profissional, com intuito de viabilizar experiências profissionais aos estudantes e egressos da Universidade. Entre os dias 8 e 13, estão previstas mais de cem atividades híbridas, como palestras, minicursos, workshops, oficinas e mesas redondas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Três Lagoas e do Pantanal. Confira a programação completa aqui.

Inserido na Semana de Desenvolvimento Profissional, o programa Sou Mulher tem uma programação específica, com palestras sobre temas como a prevenção ao assédio sexual e moral no trabalho, a atuação das mulheres na elaboração de políticas públicas de gênero, aspectos sociais da inserção da mulher no setor agropecuário, desafios e superação das mulheres frente a ambiente complexos e a violência no ciberespaço.

Com foco na carreira dos servidores, a Universidade realizará no dia 10 o workshop sobre Carreira e Desenvolvimento de Técnico-Administrativos da Educação e de Docentes. Durante o evento, os participantes conhecerão as diversas possibilidades dentro da carreira do serviço público federal, no âmbito da Educação.

O Câmpus de Chapadão do Sul também tem ações com enfoque na Educação. Nas três primeiras terças-feiras do mês, serão realizados diálogos com docentes sobre as práticas educativas e a gestão de conflitos em sala de aula. As atividades serão ministradas pela psicóloga do Câmpus.

O Dia Internacional Contra a LGBTFobia é celebrado em maio e estão programadas palestras para promover o combate ao preconceito e à discriminação. As atividades serão realizadas na Cidade Universitária. Além disso, também estão previstos debates sobre a diversidade no mercado de trabalho, dentro da programação da Semana de Desenvolvimento Pessoal, nos dias 8 e 10.

Maio também é lembrado como o mês das Mães. Em celebração à data dedicada a elas, será divulgado o vídeo institucional produzido pela TV UFMS em homenagem a todas as mães da comunidade universitária no dia 14.

As atividades com foco na saúde seguem no mês de maio. A Clínica Escola Integrada preparou uma ação de promoção à saúde para a comunidade interna e externa entre os dias 16 e 19. As atividades incluem testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, teste para HPV em jovens entre 16 e 25 anos, além de atendimentos de auriculoterapia, massagens rápidas e podologia. Estudantes e ligas acadêmicas de cursos da área da saúde atenderão com a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, do IMC e da relação cintura-quadril.

A cultura e o esporte serão tema de diversas atividades na Universidade a partir da segunda quinzena do mês. No dia 16 de maio, o Teatro Glauce Rocha recebe o Movimento Concerto em homenagem ao compositor César Guerra-Peixe, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. O evento fará a arrecadação de alimentos para instituições filantrópicas. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

No programa Todas as Artes do mês de maio, a TV UFMS vai trazer um bate-papo com o violonista português, Pedro Rodrigues, que participou do 6º Festival e Simpósio Internacional de Violão da UFMS. Professor da Universidade de Aveiro, o músico se apresentou em salas reconhecidas internacionalmente e já recebeu prêmios em Nova York, Roma, Paris, entre outros.

Entre os dias 22 e 27, a Cidade Universitária e os câmpus recebem o Festival Mais Esporte, com palestras, mesas-redondas, workshops e oficinas, com programação híbrida. O evento terá, ainda, torneios esportivos, além de atividades para crianças, adolescentes e universitários do Programa Segundo Tempo e atléticas da UFMS. Inserido no Mais Esporte, será realizado também o Simpósio de Atividade Física e Saúde na região Centro-Oeste, no formato on-line.

Ainda no mês de maio, também estão programadas a entrega da revitalização das academias ao ar livre nos câmpus e a intensificação das atividades na Academia Escola, na Cidade Universitária.

O mês termina com muita música no Câmpus de Paranaíba. No dia 26, a comunidade universitária prestigiará a apresentação dos músicos Lucas Rocha e Luís Júnior, no Corredor Central.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha