Semana Lixo Zero UFMS promove atividades com foco na sustentabilidade e realiza coleta de resíduos

Postado por: Sávio Sayanne Andrade Silva

A Semana Lixo Zero UFMS começa nesta segunda-feira, 16, e segue até o dia 28 de outubro com atividades de conscientização ambiental e coleta de resíduos na Cidade Universitária e nos câmpus. A programação contempla oficinas, palestras, rodas de conversa e a arrecadação de materiais recicláveis, lixo eletrônico e medicamentos vencidos.

A iniciativa começou em 2019, com participação de servidores e estudantes, mas, ao longo do tempo, o interesse pela temática cresceu. “Muitos já sabem da ação, realizada anualmente, e vimos percebendo maior participação dos estudantes”, conta a coordenadora da ação e a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Karina Righi.

Segundo a coordenadora, o engajamento da comunidade universitária nos câmpus também aumentou, com mais propostas de atividades, que envolvem o público externo. “Teremos ações em aldeias indígenas, em escolas, com diferentes públicos, desde crianças, adolescentes, até idosos”, complementa Karina.

Para a realização das ações, é articulada uma parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides). Foi criada uma comissão organizadora, com um membro de cada câmpus, que são responsáveis pela mobilização e organização das ações propostas. Além da comissão organizadora, formada por professores e técnicos, há participação de estudantes como monitores.

Para participar das atividades da Semana Lixo Zero UFMS 2023 basta se inscrever gratuitamente, com o preenchimento do formulário.

Desafio de engajamento

Além das atividades programadas, a ação realiza, pela primeira vez, um desafio de engajamento. O objetivo é incentivar, divulgar e promover as ações da Semana nas redes sociais. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, o desafio é voltado exclusivamente para servidores e estudantes, e consiste em postar fotos ou vídeos no feed do Instagram, Facebook ou TikTok, demonstrando a participação e apoio à Semana Lixo Zero UFMS. “Não vale story e é preciso marcar os perfis da UFMS (@ufmsoficial), do Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil) e da Plaenge (@plaenge), escrevendo na legenda Semana Lixo Zero UFMS 2023, eu apoio e participo porquê… e aí o professor, técnico ou estudante escreve sobre a importância e os motivos de fazer parte do movimento”, detalha.

Em seguida é preciso preencher o formulário disponível aqui. “Para essa ação contamos com a parceira da empresa Plaenge que doou Kindles. Os Kindles serão sorteados com base no preenchimento do formulário e verificação posterior dos requisitos do desafio sobre a postagem. Se o sorteado não tiver cumprido os requisitos, será realizado novo sorteio. Será disponibilizado um Kindle para cada câmpus com o mínimo de 30 postagens participantes”, explica o diretor.

Os Kindles foram entregues à Universidade por meio do Projeto Raízes, que envolve Plaenge, Vanguard e Plaenge Urbanismo. A superintendente Regional da Plaenge, Valéria Gabas, destaca a relevância da parceria. “Quando o projeto Semana Lixo Zero nos foi apresentado como uma oportunidade de contribuir, vimos uma forte sinergia com nosso Projeto Raízes, pois a educação ambiental é fundamental para Campo Grande e para o estado. Portanto, decidimos apoiar e hoje estamos felizes por fazer parte desse projeto”. Segundo ela, a colaboração entre Plaenge e UFMS reforça a importância da união de esforços em prol do meio ambiente e da educação ambiental, fortalecendo o compromisso conjunto com um futuro mais sustentável.

Confira a programação da Semana Lixo Zero: