A cidade

Postado por: joao.oliveira

Coxim é um município brasileiro situado no norte do estado de Mato Grosso do Sul. É um centro econômico e turístico regional, sendo nacionalmente conhecida como “Capital do Peixe” e “Terra do Pé de Cedro”. Abriga diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras Salto, Palmeiras e os Rios Taquari e Coxim. É o maior municipio da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo o mais populoso da região e um dos unicos conhecidos nacionalmente.

Representa o 17º PIB do estado, estimado em cerca de R$ 300 milhões em 2006 (segundo o IBGE), e possui um dos maiores rebanhos de bovinos do estado. Contemplada por considerável número de hotéis, ranchos e pousadas, é um dos principais pontos de pesca do país. Vem se tornando um pólo universitário, sendo que nos últimos anos foram estabelecidas na cidade as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.
Município situado na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri, fazendo justo à denominação de “Capital do Peixe”. Limita-se com Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. Sua população é de 42 933 pessoas [IBGE 2009]. Situada numa região dominada antigamente por índios caiapós, Coxim é conhecida também por outras denominações populares como “Portal Monçoeiro o Pantanal” e “Terra do Pé-de-cedro”.

Sua natureza exuberante, importância histórica, cultura popular, infra-estrutura em equipamentos e serviços, além de seus maravilhosos produtos ecoturísticos fazem de Coxim não apenas uma rota alternativa no Centro-Oeste Brasileiro, mas também um dos maiores centros de visitação e ecoturismo de Mato Grosso do Sul. Tudo isso faz com que o ecoturismo seja uma das mais importantes fontes de renda do município. Em seus rios encontram-se peixes como o pacu, o pintado, o dourado, o cachara, piaus, piraputangas e curimbas entre outros. Possui hotéis que vão desde simples estruturas familiares até os de padrão 3 estrelas, com sauna, piscina, salão de jogos, etc.

Com mais de quatrocentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping, a cidade possui um dos maiores complexos pesqueiros do centro-oeste do Brasil e um dos maiores pólos ecoturísticos do pantanal. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional. A gastronomia local também é uma atração à parte, toda a base de peixes e especiarias do pantanal e cerrado.

Turismo: Pousada Amaralina, Fazenda Cachoeira das Palmeiras, Balneário Santa Teresa, Balneário 1° de maior, Balneário Fortaleza, hoteis, Rio Taquari, Rio Coxim, , Sito Arqueológico “Furna do Retrato” Pantanal do Taquari, Pantanal de Paiaguás, Rota das Monções, Vila dos Diamantes.

Cultura: Casa do Artesão (Rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro), Museu Histórico e Arqueológico (Rua João Pessoa, 210 – Centro) e Sito Arqueológico “Furna do Retrato”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coxim

Fotos:

no images were found