Vestibular UFMS e PASSE estão com as inscrições abertas

Postado por: MATHEUS MARCIO DE OLIVEIRA

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular UFMS 2020 e para a 1ª, 2ª e 3ª Etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). Os interessados terão até 17 de novembro para realizarem a inscrição, que deve ser feita  pela internet. As informações e os editais sobre as seleções poderão ser acompanhados pelo Portal de Ingresso UFMS. A taxa de inscrição custa R$ 120,00.

Para se inscrever o candidato deve realizar os seguintes passos: acessar o site www.fapec.org/concursos;  selecionar o link “Inscrições”; clicar no Processo Seletivo desejado –  Vestibular UFMS 2020 ou PASSE UFMS; indicar a categoria de inscrição para a qual vai concorrer (concorrente de graduação ou treineiro, no caso do Vestibular); preencher a ficha de inscrição; optar pelo município onde deseja realizar a prova (para os cursos de Medicina, Direito e Música, as provas serão aplicadas apenas no município de Campo Grande-MS); e concluir a inscrição.

A avaliação do Vestibular UFMS 2020 será aplicada no domingo, 1º de dezembro, das 8h às 12h30min, em todos os municípios com campus da universidade, incluindo Dourados. A novidade desta edição do processo seletivo é que o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem) não será mais um pré-requisito para participação dos candidatos.  A prova deste ano terá redação.

Vale lembrar que para os candidatos ao curso de Música também haverá prova de habilidades específicas, agendada para o domingo seguinte, 9 de dezembro. Os candidatos que escolherem o curso de Música, assim como, cursos de Medicina e Direito só poderão realizar a prova no município de Campo Grande.

AVALIAÇÃO SERIADA UFMS

O PASSE é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior e consiste em avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos ministrados naquele período. A escolha do curso só ocorre no ano de conclusão do Ensino Médio.

Neste ano, os candidatos poderão realizar as três etapas: a 1ª etapa é voltada aos estudantes que estejam cursando e terminem a 1ª série do Ensino Médio em 2019; a 2ª etapa é para os que estejam cursando e terminem a 2ª série do Ensino Médio em 2019 e já realizaram a 1ª etapa do PASSE em 2018. E a última, a 3ª etapa, destinada aos estudantes que estejam cursando e terminem a 3ª série do Ensino Médio que realizaram anteriormente a 1ª e 2ª etapas do PASSE.

As provas da 1ª etapa do PASSE, correspondente ao triênio 2019-2021, da 2ª etapa, correspondente ao triênio 2018-2020, 3ª etapa correspondente ao triênio 2017-2019 da serão realizadas no domingo, 8 de dezembro, das 8h às 12h.

Os candidatos da 3ª etapa do PASSE farão a prova já para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação, na modalidade presencial, para ingresso no ano letivo de 2020.

Confira os Editais: https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/passe/

Texto: JC Costa