UFMS divulga Guia para continuidade das atividades acadêmicas pelos estudantes

Postado por: MATHEUS MARCIO DE OLIVEIRA

Por meio de uma ação conjunta de orientação, em que colaboraram as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), de Assuntos Estudantis (Proaes), de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), além da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) e da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), a UFMS divulgou um Guia para continuidade das atividades acadêmicas pelos estudantes.

As orientações objetivam esclarecer as muitas dúvidas que surgem sobre as atividades extrassala, como, por exemplo, a participação em projetos, a continuidade das pesquisas e/ou o recebimento dos auxílios.

Segundo o documento, os estudantes devem acompanhar as atividades das aulas e aqueles participantes dos mais variados projetos, bolsistas ou não, devem continuar a realizar suas atividades durante esse tempo. O momento é, portanto, importante para planejar, pesquisar, reorganizar as prioridades e aproveitar ao máximo o tempo.

“Se houver qualquer prejuízo, vamos recuperar no retorno das atividades presenciais, tendo como premissa que não haverá perda do ano letivo”, destaca o Guia.

Veja abaixo as orientações gerais do Guia:

No Ensino de Graduação e de Pós-Graduação

O estudante deve frequentemente estar em contato com os professores das disciplinas, por meio de e-mail, WhatsApp, Facebook ou outras mídias sociais, além de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação disponíveis pela UFMS, tais como, Moodle, Google Meet ou Google Classroom. A coordenação de curso, também deve ser contatada em caso de dúvidas. Em especial, todos os estudantes ingressantes devem procurar a coordenação de curso para orientação especial deste início de aula. O professor de cada disciplina deve elaborar um Roteiro de Estudo Dirigido com o objetivo de auxiliar os estudantes no percurso do seu aprendizado. O cumprimento do Estudo Dirigido é fundamental para que tenha sucesso ao final do período. Temos o portal Minha Biblioteca com vários livros disponíveis, além de diversos outros tipos de materiais de pesquisa.

O trabalho dos tutores presenciais e a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) deverá permanecer apenas a distância. Os tutores presenciais não estarão nos polos nesse período e utilizarão as ferramentas Moodle, Google Classroom e Google Meet, e as atividades do curso estão sendo mantidas, conforme orientação dos coordenadores de curso.

Na Pesquisa e na Pós-Graduação

Com relação aos projetos de pesquisa, os estudantes devem avaliar com seu orientador o andamento do trabalho até então. Este pode ser um excelente momento para realizar uma revisão bibliográfica mais profunda no assunto em que se está trabalhando. O estudante pode ter acesso aos periódicos do Portal Capes (http://lnk.ufms.br/NJrwf), usando o seu passaporte UFMS e também a plataforma Minha Biblioteca. O treinamento e avaliação da escrita é muito importante e pode ser uma atividade muito útil neste momento. Também pode ser o momento de ler o manual e aprofundar-se no uso de um equipamento específico ou estudar novas metodologias. Em alguns casos, é necessária a presença física, como por exemplo no caso de enfrentamento à COVID-19 e cuidados com os animais e, por isso, orientador e estudante devem organizar a rotina.

Para muitos estudantes, já existem dados a serem analisados. Assim, esse tempo pode ser ideal para uma avaliação e, caso necessário, novo planejamento, levando em conta o tempo que falta e o acesso a mais dados. Em relação àqueles estudantes que precisam ir ao laboratório, devido ao grande prejuízo ao trabalho, estes poderão frequentar o laboratório, desde que autorizados pelos orientadores e com uma rotina de uso dos espaços e de higienização dos mesmos, supervisionada pela Unidade. Lembre-se que a saúde de todos vem em primeiro lugar e o uso dos espaços laboratoriais deve ser reduzido ao estritamente necessário. Estabeleça horários de rodízio para o uso e as rotinas de limpeza dos laboratórios. Se sua atividade for ao ar livre, não existe contraindicação. Nesse período, toda e qualquer banca ou avaliação deverá ser realizada a distância, por meio de recursos de teleconferência, conforme preconizado nas Portarias UFMS 424/2020 e Capes 36/2020.

É importante que exista um planejamento; com metas semanais, com realização de reuniões por teleconferência (Skype, Google Meet, etc.) com orientador para avaliar o andamento das atividades.

Nos Projetos e Programas da Graduação

A seguir, orientamos estudantes e professores em cada um dos programas relacionados à Graduação.

a) Monitoria: Após o término da seleção de monitores bolsistas e voluntários, os selecionados deverão entrar em contato com o professor responsável pela disciplina para planejarem juntos a forma de atendimento remoto dos estudantes e a forma de auxílio ao professor na disciplina. Como as aulas continuam, a contratação dos estudantes selecionados será iniciada para realizar o atendimento aos estudantes.

b) PIBID: O projeto da UFMS ao PIBID, Edital Capes nº 01/2020, foi submetido à Capes. Vamos aguardar o resultado final, previsto para o dia 26 de abril de 2020, para lançamento de Edital de seleção de estudantes. Já os estudantes, coordenadores de área e a Coordenação Institucional do PIBID, realizado pelo Edital Capes nº 07/2018, devem aproveitar esse período para concluir os relatórios, de acordo com as orientações e os prazos definidos pela Capes.

c) Residência Pedagógica: O projeto da UFMS a Residência Pedagógica, Edital Capes nº 02/2020, foi submetido à Capes. Vamos aguardar o resultado final, previsto para o dia 26 de abril de 2020, para lançamento de Edital de seleção de estudantes. Os relatórios elaborados pelos estudantes, coordenadores de área e a Coordenação Institucional da Residência Pedagógica, Edital Capes nº 06/2018, encontram-se em fase conclusiva de análise de prestação de contas.

d) PET e PET – SAÚDE: Os estudantes e tutores devem utilizar o período para realização e preparação de materiais dos projetos de ensino, extensão e pesquisa, produção de relatórios parciais ou finais do grupo. Os encontros podem ocorrer normalmente em plataformas virtuais como Google Meet e as ações podem ser implementadas. Os Tutores devem verificar a regularidade das situações do grupo no sistema SigPet.

e) Ligas Acadêmicas: Os estudantes, coordenadores e tutores devem utilizar o período para realização e preparação de materiais dos projetos de ensino, extensão e pesquisa, produção de relatórios parciais ou finais do grupo. Os encontros podem ocorrer normalmente em plataformas como Google Meet e as ações podem ser implementadas. Em especial, poderão se colocar à disposição dos projetos de enfrentamento ao COVID-19, com a supervisão e autorização da Unidade.

f) Projetos de Ensino: Os estudantes e coordenadores, durante o período, devem adaptar o plano de atividades e manter todas as atividades de forma remota. O que não for possível ser realizado a distância, deve ser programado para realização posterior.

g) Equipes de Competição: Os coordenadores e estudantes devem aproveitar esse momento para preparar sua equipe, fortalecer o desenvolvimento do protótipo e programar quais inovações vão ser incorporadas este ano. Novas equipes podem ser cadastradas no Edital Prograd nº 70/2020.

Na Extensão

As ações de extensão continuam, mesmo com essa pausa nos atendimentos e atividades presenciais. A execução remota (quando possível), assim como a preparação de materiais e a orientação dos nossos extensionistas poderá ocorrer normalmente, cabendo ao coordenador adaptá-las a especificidade de cada ação. Existem muitas oportunidades para realização de extensão de forma remota. A internet pode ser utilizada como uma ferramenta muito importante como, por exemplo, em atividades esportivas, arte, realização de cursos, campanhas informativas e prevenção a doenças físicas e emocionais e fomento a hábitos saudáveis.

Você tem uma boa ideia para esse momento? Cadastre seu projeto no edital da UFMS para formação de banco de projetos para o enfrentamento do Coronavírus e seus impactos sociais. Quer atuar auxiliando a população? Cadastre-se no edital para o voluntariado. Acesse:

https://proece.ufms.br/covid-19-projetos-para-o-enfrentamento/

https://proece.ufms.br/covid-19-selecao-de-voluntarios/

Na Assistência Estudantil

Em função da disponibilidade financeira do MEC, a realização das atividades acadêmicas na UFMS permite a manutenção dos auxílios.

A avaliação do desempenho acadêmico será em conformidade com a Resolução nº 135/2018 COUN que estabelece que o estudante deverá ter aprovação de no mínimo sessenta por cento da carga horária total das disciplinas na qual está matriculado no semestre anterior.

Durante o período de atividades não presenciais, em que os Restaurantes Universitários estarão fechados, será concedido o auxílio alimentação por meio de edital emergencial, tendo como critérios a renda e a frequência e, é claro, a continuação das atividades acadêmicas. Também temos laboratórios de informática para a realização das atividades, mediante solicitação do estudante via edital. Acesse os editais no Sigproj.

Dúvidas específicas podem ser enviadas para o e-mail de cada setor, disponível no site do campus.