Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História

DURAÇÃO DO CURSO:
14 meses

PÚBLICO ALVO:
Licenciados em História e/ou disciplinas afins.

APRESENTAÇÃO:
O curso de História do Campus de Coxim, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi criado em 2001 em parceria com a Prefeitura Municipal da Cidade. Nestes treze anos de funcionamento o curso já licenciou 176 (cento e setenta e seis) discentes da cidade de Coxim e de municípios da região norte do Estado.

A primeira etapa da construção do curso foi plena de êxito na medida em que consolidou a importância da formação de professores e pesquisadores de história em uma região rica de acervos históricos e de práticas sócio-culturais que precisavam ser estudadas e valorizadas no espaço acadêmico.

O rico potencial historiográfico de Coxim e região – rota das monções, lugar de atuação do movimento bandeirantista e da Guerra do Paraguai, passagem da Coluna Prestes, entre outras – ainda precisa de estudos mais detalhados por parte da universidade, mas o curso de licenciatura em História nestes anos iniciais já despertou o olhar da comunidade acadêmica e externa para a importância do estudo destes processos.

O curso inicia agora a segunda etapa de sua constituição, a oferta do seu primeiro curso de especialização, voltada para as preocupações com o ensino em geral e em história. A pós-graduação lato sensu em Coxim é fundamental para que egressos do curso e professores da educação básica retornem à universidade para aperfeiçoar suas práticas docentes e dialogar com a academia para reafirmar a caráter reflexivo do trabalho docente nos diferentes níveis.

A formação de professores da educação básica é fundamental para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e para construção de um ensino de qualidade. Ao mesmo tempo a universidade precisa dialogar com seus egressos, professores da educação básica ou não, para entender as demandas colocadas na sociedade e para que seus projetos de pesquisa não se distanciem das necessidades da comunidade em seu entorno.

OBJETIVOS DO CURSO:

Geral:
Promover a formação em nível de especialização de egressos do curso de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Coxim e de professores de história e áreas afins da educação básica de Coxim e municípios que compõe o norte do Mato Grosso do Sul.

Específicos:
– Possibilitar a atualização de egressos e professores de história das discussões teóricas e metodológicas do ensino;
– Aprofundar a qualificação de professores de história e do ensino básico, bem como de áreas afins;
– Propiciar a construção de saberes e práticas para transformações da atuação pedagógica em História e áreas afins através do acesso de novas linguagens e metodologias;
– Estimular a pesquisa como fundamento das atividades docentes.

MODALIDADE DE ENSINO:
Presencial. Aulas aos sábados.

Contatos:

E-mail: especializacaohistoria@yahoo.com.br